Presidente e ministros conheceram protótipo 100% elétrico fabricado por empresa brasileira
Bolsonaro dirigindo ônibus elétrico Foto: Reprodução/Youtube Poder 360
Nesta segunda-feira (29), o presidente Jair Bolsonaro chegou ao Palácio do Planalto dirigindo um ônibus elétrico. O chefe do Executivo partiu do Palácio da Alvorada acompanhado pelos ministros Paulo Guedes (Economia), Joaquim Leite (Meio Ambiente), Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).O veículo foi fabricado pela Marcopolo, empresa multinacional brasileira fabricante de carrocerias de ônibus, com sede em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Bolsonaro, juntamente com o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmaram que a adoção de ônibus elétricos no país tem o potencial de baratear o preço do transporte coletivo.
Representantes da Marcopolo foram recebidos na sede do Executivo para apresentar ao governo justamente um protótipo da tecnologia.
Na avaliação de Guedes, o ônibus elétrico da Marcopolo é uma “celebração do empreendedorismo brasileiro”.
– É o Brasil reagindo com uma tecnologia verde para tentar justamente derrubar o preço do transporte público de massa – declarou o ministro.
Bolsonaro foi além e associou a iniciativa ao valor dos combustíveis, hoje em disparada.
– Os preços dos combustíveis estão altos no Brasil. As causas disso são algumas. Isso aqui [ônibus elétrico] vem então para nos ajudar – disse.
O presidente também elogiou o projeto de ônibus elétrico da Marcopolo.
– É um protótipo. Ainda, obviamente, custa caro, mas a tendência é baixar o preço.
O chefe do Executivo e Guedes ainda afirmaram que o Brasil vive um processo de reindustrialização. Também presente, o secretário especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, atribuiu o suposto fenômeno a ações tomadas pelo governo.
– Participação da indústria tem aumentado, graças a políticas que esse governo implementou – declarou.
Informações peno.news