PROGRAMA CASA VERDE E AMARELA
Foto/Divulgação
Não te contaram, mas o Governo Federal retomou obras e está empenhado em reduzir o déficit habitacional do país.Lançada em agosto de 2020, a iniciativa tem por objetivo facilitar o acesso da população à moradia digna. A expectativa é possibilitar que pelo menos 1 milhão de pessoas que estavam fora do sistema de financiamento habitacional possam ter acesso a ele, beneficiando cerca de 1,6 milhão de famílias de baixa renda até 2024.
Entre as vantagens da iniciativa estão a menor taxa de juros da história do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) — até 4,25% nas regiões Norte e Nordeste e 4,5% nas demais. Não é à toa que já foram entregues mais de 392 mil moradias para mais de 1,5 milhão de pessoas.
A atenção às regiões onde, historicamente, o número de contratações de empreendimentos era mais escasso também começa a trazer resultados. Só no primeiro semestre deste ano, as contratações cresceram 24% no Nordeste e cerca de 12% no Norte.
Além da produção de casas e apartamentos, o Casa Verde e Amarela também enfrenta um problema histórico no país: a regularização fundiária. Mais de 2 mil municípios em todo o país já aderiram ao Programa de Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional, que pretende, inicialmente, regularizar mais de 100 mil imóveis de famílias de baixa renda e realizar obras de adequações em cerca de 20 mil deles.
Compartilhe a verdade!
Caixa
Ministério do Desenvolvimento Regional
SecomVc