Ministro da Infraestrutura participou da inauguração de uma linha ferroviária e ampliação de dois cais privados, que somam aporte de R$ 600 milhões
Ministro Tarcísio participou da inauguração da Terceira Linha do Paquetá, que integra o Portofer - Crédito: Ricardo Botelho/MInfra
Temos hoje R$ 3,2 bilhões de investimentos em andamento no Porto de Santos, e o Ministro Tarcísio foi em sua inauguração.
R$ 600 milhões que já se tornaram uma nova linha férrea e se converteram também na ampliação de dois cais importantes. É muita coisa, e isso dá uma boa ideia do que está acontecendo no maior porto do Hemisfério Sul.
O Governo do Brasil segue promovendo uma verdadeira transformação no setor portuário brasileiro atraindo investimento, desenvolvimento, preservação ao meio ambiente e emprego.
Na sequência, o ministro participou da inauguração do píer de atracação feito pela Ageo para navios de granéis líquidos com calado de 15 metros. Com capacidade de 80.000 DWT, a nova estrutura fica no terminal de líquidos da empresa, na Ilha do Barnabé, e é a segunda do tipo construída pela Ageo para o Porto de Santos. O investimento de R$ 128 milhões deve resultar no aumento da capacidade de atracação de navios de granéis líquidos que se destinam ao porto.
No Gate 19 do Porto de Santos, o ministro acompanhou o primeiro embarque dos fardos de celulose produzidos pela Bracell, no terminal STS 14A, arrematado pela companhia em leilão realizado em agosto de 2020. Após o embarque, o navio carregado com 58 mil toneladas de celulose, irá seguir para Qingdao e Changshu, na China.
Temos hoje R$ 3,2 bilhões de investimentos em andamento no Porto de Santos, e o Ministro Tarcísio foi em sua inauguração.
R$ 600 milhões que já se tornaram uma nova linha férrea e se converteram também na ampliação de dois cais importantes. É muita coisa, e isso dá uma boa ideia do que está acontecendo no maior porto do Hemisfério Sul.
O Governo do Brasil segue promovendo uma verdadeira transformação no setor portuário brasileiro atraindo investimento, desenvolvimento, preservação ao meio ambiente e emprego.
Veja o vídeo:
Integração
O primeiro compromisso da agenda foi a inauguração da Terceira Linha do Paquetá, que integra o sistema ferroviário do Porto de Santos (Portofer), entrada e saída de trens aos terminais de grãos e celulose presentes na margem direita do porto. Responsável pelas obras, a empresa Rumo investiu R$ 23 milhões na construção de 1.962 metros de novos trilhos, que irão servir de apoio às manobras de vagões vazios. Com o empreendimento, a capacidade das linhas praticamente dobra, podendo chegar a 35 faixas (passagens de trem) por dia.Na sequência, o ministro participou da inauguração do píer de atracação feito pela Ageo para navios de granéis líquidos com calado de 15 metros. Com capacidade de 80.000 DWT, a nova estrutura fica no terminal de líquidos da empresa, na Ilha do Barnabé, e é a segunda do tipo construída pela Ageo para o Porto de Santos. O investimento de R$ 128 milhões deve resultar no aumento da capacidade de atracação de navios de granéis líquidos que se destinam ao porto.
Embarque
Já as obras de extensão e aprofundamento do Cais do Tecon Santos, com investimento de R$ 450 milhões, fazem parte da primeira fase do projeto de ampliação e modernização do terminal pela empresa Santos Brasil. No total, serão investidos R$ 1,5 bilhão até 2031 para aumentar a produtividade operacional, a eficiência energética, a velocidade e o fluxo da operação. Agora, o Tecon Santos é o único terminal de contêineres da América do Sul com capacidade de receber simultaneamente até três navios New Panamax, de 366m – as maiores embarcações previstas para chegar ao país.No Gate 19 do Porto de Santos, o ministro acompanhou o primeiro embarque dos fardos de celulose produzidos pela Bracell, no terminal STS 14A, arrematado pela companhia em leilão realizado em agosto de 2020. Após o embarque, o navio carregado com 58 mil toneladas de celulose, irá seguir para Qingdao e Changshu, na China.