Foto/Divulgação
Manaus – O Projeto de Lei nº 131/21, que institui o Festival Gospel de Arte de Manaus (FEGAM) para inclusão no calendário oficial da capital amazonense segue avançando na Câmara Municipal de Manaus (CMM). O parecer favorável da 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CFE) foi aprovado pelo Plenário da CMM, e agora vai para a 9ª Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico.O festival vai incluir as modalidades artísticas de música, dança, artes plásticas e literatura. Diversas cidades no país já possuem programações culturais direcionadas para o segmento. Mas a maioria investe apenas no segmento musical e a capital amazonense poderá inovar ampliando o foco para outras atividades culturais. Essa inovação, segundo o vereador, deve impactar positivamente até mesmo no turismo da cidade.
A proposta tem como objetivo valorizar as manifestações artísticas cristãs que não encontram um espaço adequado para conquistar o grande público realizando evento sem gerar despesa para a Prefeitura de Manaus, direcionando recursos do Fundo Municipal de Cultura e, caso necessário, estabelecendo parcerias com empresas privadas.
Pelo projeto, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) ficará com a responsabilidade de selecionar os participantes do festival através de concurso, além de elaborar o projeto básico de execução do evento, elencando todos os pré-requisitos para a participação, bem como a forma pela qual se dará a premiação dos inscritos. A ideia é que o festival seja realizado na Praça D. Pedro II, localizada no Centro de Manaus.
“Não há como excluir o público evangélico das políticas públicas na área cultural. Além de estimular a criação artística e o desenvolvimento desse segmento cultural, o festival também vai permitir uma maior socialização e união das famílias cristãs do município”, defendeu o vereador Raiff Matos, autor do projeto.
Fonte: portalcm7.com