
Amazonas – O que já foi uma prática comum de conchavo político e compra de votos lá nos anos de 1960, a distribuição de dentaduras têm voltado à cena política em prefeituras do interior. Em Parintins, a compra de mais de 1.200 próteses dentárias chamou atenção dos moradores após ter custado em torno de R$ 300 mil ao cofre municipal.
A aquisição das dentaduras foi feita por meio de uma licitação assinada pelo prefeito do município, Frank Bi Garcia (DEM), publicado no último dia 25 de novembro no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Amazonas.
Confira:

Homologação

Ata preços

Pelo documento de homologação referente ao Pregão Presencial Nº 068/2021 e Ata de Registro de Preços N° 060/2021, a empresa vencedora foi a O. de F. Matos – ME, CNPJ:11.604.772/0001-59, responsável pela “confecção de próteses dentárias”.
A licitação prevê a aquisição de 1.212 “PRÓTESES DENTÁRIAS – TIPO TOTAL INFERIOR/OU SUPERIOR – CONFECÇÃO DE PRÓTESE TOTAL, SUPERIOR E/OU INFERIOR” ao custo total de R$ 303 mil reais.
No contrato, com validade de um ano, consta que a O. de F. Matos – ME deve atender as necessidades da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) do município, no entanto, não há detalhes sobre os tipos de próteses dentárias, materiais a serem utilizados e nem critérios para distribuição dos produtos adquiridos.
Reação
À imprensa amazonense, moradores do município de Parintins ficaram intrigados com o fato: “É cada coisa que a gente vê. Pensei que isso só acontecesse ainda em Sucupira”, delatou um morador que espera que o caso não seja mais uma forma de tirar proveito do dinheiro público.Outro morador disse já ter visto a distribuição de próteses dentárias outros períodos de eleição e acredita que mesmo não sendo feita da mesma forma, tudo não passa de uma barganha por futuros votos. “A política tem de tudo um pouco. Político só quer agradar, mas na maioria das vezes não resolver o problema”, declarou anônimo.
Informações portalcm7.com