Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura rebateu acusação feita pelo escritor no Twitter
![]() |
André Porciuncula chamou Paulo Coelho de “maconheiro” e “idiota” Fotos: Agência Brasil/Marcello Casal Jr // EPA/Javier Etxezarreta |
O secretário de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura, André Porciuncula, chamou o escritor Paulo Coelho de “maconheiro” e “idiota” neste domingo (13), após responder um tuíte em que Coelho comemorava o cancelamento da viagem de integrantes da pasta cultural à Rússia, Hungria e Polônia nesta semana.
– Maconheiro, palerma é você. A viagem foi remarcada devido às tensões na região, mas ainda iremos. Temos acordos culturais internacionais para celebrar com a Rússia e [a] Hungria. E, idiota, eu não fui para NY [Nova Iorque]. Mário fez uma delegação pequena e econômica – escreveu Porciuncula.
![]() |
Resposta dada pelo secretário André Porciuncula Foto: Reprodução/Twitter |
A viagem à qual Porciuncula se refere seria feita pelo secretário especial de Cultura, Mario Frias, e assessores da pasta para a Rússia, Hungria e Polônia. O grupo integraria a comitiva do presidente Jair Bolsonaro, que embarca em missão oficial para Rússia e Hungria nesta segunda-feira (14).
A Secretaria Especial de Cultura informou em nota, porém, que a participação dos membros da pasta foi cancelada “devido à orientação da Presidência”, que solicitou a redução da comitiva de todos os ministérios que teriam agendas na Rússia e na Hungria. Como a viagem restante seria apenas para a Polônia, a secretaria decidiu pelo cancelamento.
– Devido à orientação da Presidência, que solicitou a redução da comitiva de todos os ministérios que iriam para as agendas na Rússia e [na] Hungria, não havia mais sentido manter a viagem para agenda apenas na Polônia, sendo cancelada a viagem, para [a] remarcar em outra data – disse a pasta.
Com informações *pleno.nwes