O recém-eleito presidente agradeceu ao Congresso a aprovação da PEC provisória
Lula segura o relatório final da equipe de transição Foto: Ricardo Stuckert / PT |
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que começou a governar antes de sua posse em 1º de janeiro. O discurso ocorreu durante o PT graças ao Congresso pela aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) sobre a transição, que prevê violação do teto de gastos em R$ 145 bilhões.
– Queria começar hoje agradecendo. (…) Obrigado ao presidente do Senado, ao presidente da Câmara dos Deputados, aos líderes dos partidos políticos, ao primeiro-ministro, aos senadores e ao presidente do Senado pela aprovação da PEC ontem. Acho que é a primeira vez que o presidente da república começa a governar antes de tomar posse - avaliou o PT.
Ele passou a criticar o governo de Bolsonaro, dizendo que a PEC visa contornar a "irresponsabilidade" do governo com seu governo.
– Tínhamos a responsabilidade de criar a PEC e todos sabiam que não é a nossa PEC, essa PEC é para cobrir a irresponsabilidade do governo que está para sair, que não investiu o dinheiro necessário para atender o povo com uma política que prometeu a si mesmo - cumprido.
A votação da proposta de emenda à constituição (PEC) da transição foi tramitada no Congresso Nacional nesta quarta-feira (21) após aprovação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Na Câmara dos Deputados, a proposta foi votada na terça-feira (20) em primeiro turno e o segundo turno terminou na quarta-feira. No total, foram 331 votos a favor e 163 contra a PEC.
Fonte: pleno.news