O general deixa aos brasileiros uma "mensagem institucional final".
Mourão Foto: Romério Cunha/VPR |
O presidente interino e senador eleito Hamilton Mourão anunciou que fará o discurso de fim de ano neste sábado (31) no lugar do presidente Jair Bolsonaro (PL), que viajou aos Estados Unidos.
O comunicado terá a duração de sete minutos e será transmitido nas redes nacionais de rádio e televisão às 20h00. Nas palavras de um militar, trata-se de uma "mensagem institucional" dirigida aos brasileiros.
Tradicionalmente, os parabéns são dados pelo presidente, mas nesta sexta-feira (30) Bolsonaro foi a Orlando (EUA) em um Airbus A319 da Força Aérea Brasileira (FAB). O CEO está saindo de férias e prometeu "voltar logo".
Antes da viagem, ele transmitiu ao vivo nas redes sociais, onde fez um balanço de seu governo. Nela, Bolsonaro enfatizou que fez tudo ao seu alcance para ser reeleito, criticou os nomes indicados para o ministério de Lula e afirmou que foi alvo de perseguições da imprensa e do judiciário durante seus quatro anos de mandato.
Na ausência de Bolsonaro, que assume a presidência, Mourão é vice-presidente, mas o general segue reafirmando que não cumprirá a função de entregar a faixa presidencial a Lula em sua posse no próximo domingo (1º).
– Esta questão da faixa é um gesto simbólico do Presidente da República, que sai para quem entra. Não sou o presidente eleito. Se o Bolsonaro fosse renunciar, aí sim, a responsabilidade seria minha - afirmou em entrevista ao portal UOL.
Fonte: pleno.news