Jean Paul Prates é o nome de Lula para a Petrobras, mas ele tem quatro empresas de petróleo e gás
Jean Paul Prates Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado |
Jean Paul Prates é o nome de Lula (PT), que assumirá a presidência da Petrobras. Ele é dono de quatro empresas do setor de petróleo e gás e essa condição o impede de assumir o cargo conforme prevê a Lei das Estatais. Prates afirma que não há obstrução porque não há conflito de interesses.
Na Receita Federal, essas empresas nomeadas em homenagem a Jean Paul Prates aparecem como ativas:
* Carcará Petróleo – tem como atividade principal a exploração de petróleo;
* Singleton Participações Imobiliárias - é cadastrada na Receita como consultora e sócia da Carcará Petróleo e demais listadas abaixo;
* Expetro – consultoria especializada no segmento de óleo e gás natural;
* Bioconsultores – consultoria especializada em meio ambiente e recursos naturais.
Há ainda uma quinta empresa, a Prates & Associados Advogados, que atua na área jurídica e jurídica.
A Lei das Empresas Estatais não permite a nomeação de "uma pessoa que tenha ou possa ter qualquer forma de conflito de interesses" para servir no conselho de administração de uma empresa. Se pretende assumir, Prates terá que vender sua participação nessas empresas para cumprir os requisitos para que o cargo seja aprovado pelo Comitê de Elegibilidade.
Após a homologação pela Casa Civil, o senador será submetido à avaliação da comissão do setor de compliance e será submetido à análise da diretoria. Após a liberação desses procedimentos, será convocada uma assembléia geral de acionistas. Todo esse avanço está levando várias semanas e é provável que, se tudo correr bem, Prates assuma a petroleira em março.
Jean Paul Prates tem 54 anos e é senador pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Ele concorreu em três eleições e nunca foi eleito diretamente.
Fonte: pleno.news