Manifestantes sobem rampa e ocupam cobertura do Congresso Nacional

Grupo de protestos contra o presidente Lula

Vídeo registra momento em que manifestantes ocupam o teto do Congresso Nacional - 08/01/2023 | Foto: Reprodução

Vídeo registra momento em que manifestantes ocupam o teto do Congresso Nacional - 08/01/2023 | Foto: Reprodução


Manifestantes subiram a rampa do Congresso Nacional e ocuparam a cobertura do parlamento neste domingo, 8 de agosto. O grupo saiu do quartel-general do Exército em Brasília, a quase 8 quilômetros de distância, em direção à sede dos parlamentares.


As imagens mostram o momento em que o bloqueio policial é rompido e as pessoas vão à Câmara dos Deputados e ao Senado. Imagens de vídeo das manifestações capturam o momento em que os manifestantes entram no saguão da Câmara dos Comuns. Não se sabe se houve alguma devastação no local.

A imagem lembra um ato de 2013 após as manifestações contra o aumento das passagens de ônibus, quando milhares de pessoas também ocuparam a cobertura e a marquise do parlamento. Muitos com máscaras em seus rostos seguravam bandeiras brancas e cartazes com os dizeres: "Sem violência".

Do outro lado da Praça dos Três Poderes, manifestantes em frente ao Palácio do Planalto.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, se posicionou sobre o caso. "Rejeito veementemente esses atos antidemocráticos, que devem aprovar urgentemente uma lei estrita", escreveu Pacheco no Twitter.

Uma organização de manifestantes que ocuparam a cobertura do Congresso Nacional


No sábado, dia 7, o acampamento da sede em Brasília ficou praticamente vazio após a posse de Lula. No entanto, o espaço voltou a registar a presença de mais pessoas, à beira de um protesto que decorreu esta tarde.

Em resposta, o ministro da Justiça, Flávio Dino, assinou decreto autorizando o uso da Força Nacional para reprimir "atos de violência".

A medida foi anunciada por Dino no Twitter e determina que os agentes devem atuar em prol da “ordem pública e do patrimônio público e privado entre a Rodoviária de Brasília e a Praça dos Três Poderes, bem como na proteção de outros bens da União”. com sede em Brasília, em caráter episódico e programado, nos dias 7, 8 e 9 de janeiro de 2023". Em postagem no Twitter, Dino lembrou que contou com o apoio das "forças federais disponíveis no Brasil".



Em atualização

WK NEWS BRASIL

Nossa Rádio 100% Gospel! Mensagens, Músicas, Notícias e Entretenimento. Baixe o aplicativo no seu Smartphone.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato