A defesa alega provar quem foi a vítima e o agressor nos fatos ocorridos
Deputada federal Carla Zambelli Foto: Câmara dos Deputados | Paulo Sérgio |
A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou denúncia contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal no uso de arma de fogo devido a episódio ocorrido na véspera do as eleições de outubro passado.
A PGR solicitou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que decretasse a apreensão da arma e o cancelamento definitivo da posse da arma de fogo do réu. A ação também visa a indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 100.000.
A denúncia enfatiza que a deputada não estava autorizada a usar a arma em público e mudou a situação de perigo abstrato para concreto.
- Carla Zambelli Salgado de Oliveira é portadora de arma de fogo para defesa pessoal, mas não está autorizada a manusear armas de forma extravagante em via pública e em local aberto ao público contra pessoa comum que não represente dano, ameaça ou perigo específico a sua vida ou integridade física ou de terceiros – diz PGR.
– O porte de arma de fogo concedido à arguida destina-se única e exclusivamente à sua defesa pessoal; nunca limite a liberdade do seu parceiro e dê a ele um sentimento
Peço desculpas por suas posições políticas, preferências eleitorais e supostas ações lesivas, mesmo sob o pretexto de proteger, em tese, sua honra manchada – explicou.
A DEFESA DE CARLO ZAMBELLI
A deputada federal Carla Zambelli tomou conhecimento de que a PGR apresentou denúncia ao STF sobre os fatos que a levaram a sacar a arma em São Paulo em 29/10/2022.
Carla Zambelli informa que sua defesa será apresentada no prazo legal e que durante o julgamento comprovará quem foi a vítima e o real agressor nos fatos ocorridos.
A deputada destaca que estava de posse de arma legalmente autorizada pela Polícia Federal e que apenas sacou a arma durante as ocorrências, pois a pessoa que a agrediu injustamente e a ameaçou diversas vezes foi presa.
Por fim, Zambelli informa que tem colaborado, como sempre fará, com as autoridades no cumprimento de qualquer decisão nesta matéria.
Fonte: pleno.news