O deputado busca a instalação de uma CPI de Abuso de Autoridade para apurar os excessos cometidos pelo STF e TSE
Presidente Jair Bolsonaro ao lado do ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE |
O deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) busca assinaturas para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis abusos de poder do Judiciário.
O principal alvo dessa comissão é o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, que tem recebido inúmeras críticas por sua conduta imprópria na Justiça.
A CPI do Abuso de Autoridade, se instalada, pretende ouvir pessoas que se sentiram lesadas com ações judiciais de juízes, como o ex-presidente Jair Bolsonaro e o empresário Luciano Hang, que ainda está com as redes sociais suspensas pela decisão de Moraes.
Em novembro, Van Hattem conseguiu colher mais de 171 assinaturas, número superior ao necessário para arquivar a CPI. Mas agora ele terá que buscar novos apoios já que a nova legislatura começa em fevereiro.
Neste ano, o MP espera obter mais assinaturas do Senado para serem submetidas à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que inclui senadores e deputados.
Fonte: pleno.news