Magnata defende que PT precisa de 'forte apoio internacional'
George Soros Foto: EFE/Antonio Broto |
O magnata George Soros publicou nesta quinta-feira (16) um artigo em que fala sobre o aquecimento global, mas também há espaço para elogiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
No texto intitulado Global Warming, Hot Wars, Closed Societies, o bilionário discute os riscos do colapso da civilização humana em decorrência do avanço inexorável das mudanças climáticas.
Soros começa citando Lula referindo-se ao Brasil como um "potencial regional que pode influenciar o curso da história". Segundo ele, a eleição do PT para o Planalto foi fundamental.
Falando sobre as invasões aos prédios dos Três Poderes no dia 8 de janeiro no Distrito Federal, o bilionário comparou ao episódio do Capitólio nos Estados Unidos, dizendo que Lula "fez o golpe de forma soberana e fez valer sua autoridade como presidente".
Logo depois, o magnata aponta para a missão de Lula de “proteger a floresta, promover a justiça social e reativar o crescimento econômico, tudo ao mesmo tempo”. Para isso, o PT precisará de forte apoio internacional "porque não há caminho para emissões líquidas zero se falhar".
George Soros é o fundador da Open Society, que financia ONGs progressistas em todo o mundo, especialmente no Brasil.
Segundo levantamento divulgado pela Gazeta do Povo, só em 2021, a Open Society repassou o equivalente a R$ 107,2 milhões para organizações que atuam no Brasil.
Fonte: pleno.news