Na plateia, petista ouviu palestra de executivo criticando o atual modelo econômico do Brasil
Fernando Haddad Foto: EFE/Andre Borges |
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), passou pela "saia real" nesta quarta-feira (15) em evento promovido pelo BTG Pactual. Durante uma das palestras, um petista teve que ouvir do sócio-fundador da gestora de fundos da SPX Capital, Roger Xavier, que o motivo da inflação alta no país é que ninguém acredita no plano fiscal traçado pelo governo.
Xavier disse que os especialistas não têm coragem de dizer ao ministro que sua proposta não traz credibilidade à política fiscal do país. Haddad ouviu as críticas muito de perto porque estava sentado nas primeiras cadeiras da plateia.
Xavier também condenou a suposta resistência do banco central em ajustar a meta de inflação. O executivo explicou que os atuais 3% não podem ser alcançados.
– A meta de inflação está incorreta. Por que a correção é um dogma tão grande? Por que os economistas relutam tanto em corrigir um erro? Traçamos uma meta de inflação, que não será cumprida - declarou.
Ele destacou que, desde 1999, o país conseguiu atingir uma inflação de 3% ao ano apenas uma vez (2004). Por isso, não haveria razão para procurar este número, até porque é preciso ter em conta a subida dos preços em todo o mundo e os efeitos nefastos da pandemia de covid-19 e da guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
– Não faz sentido perseguir uma meta de 3% e trabalhar com juros reais dessa magnitude. É uma loucura - enfatizou.
Fonte: pleno.news