A homenagem foi protagonizada por funcionários em resposta às manifestações radicais no DF
Abração STF Foto: Reprodução / YouTube Metrópoles |
Ministros, servidores e servidores externos que trabalham na sede do Supremo Tribunal Federal (STF) se uniram e "abraçaram" juntos o prédio do tribunal na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O ato foi liderado por funcionários como forma de homenagear o prédio vandalizado por manifestantes radicais em 8 de janeiro.
Os ministros caminharam pelo prédio aplaudindo cada servidor antes de se juntarem a uma grande corrente humana. A presidente do tribunal, ministra Rosa Weber, se emocionou e disse que foi "o abraço mais bonito de sua carreira".
O evento também contou com a presença do presidente Lula (PT) e autoridades.
O “abraço do STF” seguiu-se à cerimônia de abertura do Ano do Juízo nesta quarta-feira (1º), com Rosa Weber classificando os manifestantes das manifestações radicais de 8 de janeiro como “um grupo enlouquecido movido pelo ódio, obcecado pelo ódio irracional. ".
– Hoje, quatro meses e meio após minha posse à frente do Judiciário brasileiro, nesta sessão solene, revestida de especial simbolismo, inaugurando o ano judiciário de 2023, no mesmo plenário, totalmente renovado após a invasão de criminosos da última 8 de janeiro como uma multidão enlouquecida movida pelo ódio e pela irracionalidade, reafirmo minha profissão de fé como juiz, e para fortalecê-la acrescento o que construí ao norte da atual gestão desta Casa: a proteção da jurisdição constitucional e a integridade do regime democrático, ou simplesmente, a defesa diária e incansável da Constituição e do Estado Democrático de Direito - declarou Weber.
No início da cerimônia, um vídeo do dia das agressões foi exibido dentro do STF. As imagens retratavam a fúria que alimentava as hostilidades onde cadeiras, mesas e diversos objetos foram quebrados. Os ministros foram aplaudidos após a gravação.
Fonte: pleno.news