Augusto Nunes é condenado por chamar político de "cafajeste"

O processo foi instaurado devido ao texto publicado na coluna do jornalista em 2021

Jornalista Augusto Nunes Foto: Reprodução / TV Cultura

Jornalista Augusto Nunes Foto: Reprodução / TV Cultura


O jornalista Augusto Nunes foi condenado por difamação e calúnia por chamar o governador de Rondônia Marcos Rocha (União Brasil) de "cafajeste" e alegar que seu governo havia desviado vacinas contra a Covid-19. Nunes recebeu uma pena de seis meses e seis dias de prisão, comutada em 30 salários mínimos.

O episódio que deu origem ao processo ocorreu em janeiro de 2021, quando foi publicada na coluna de Nunes do site R7 uma matéria intitulada "Cafajestes no poder" com o subtítulo "Governo de Rondônia desvia vacinas, fake news e exporta pacientes".

Na reportagem em questão, a coluna de August Nunes acusava o governo Rondo de desviar vacinas e falsificar notícias sobre a Covid-19 para evitar que o estado fosse obrigado a adotar medidas de isolamento mais rígidas por falta de leitos. O artigo foi posteriormente removido da Internet.

Em sua decisão de 13 de abril, o juiz José Fernando Steinberg afirmou que o não comparecimento de Nunes à audiência de instrução, debates e decisão sobre o processo foi declarado omissão do jornalista. No processo em si, o magistrado afirmou que foram configuradas as práticas de lesão corporal e difamação por parte do comunicador.

– São claras e suficientes as provas documentais dos crimes contra a honra cometidos pelo arguido [Nunes], que extrapolaram novamente os entraves à liberdade de expressão e de imprensa – sustentou o desembargador.

O jornalista disse ao colunista do Terra, Daniel Haidar, que vai recorrer da decisão.

– Posso dizer que fui julgado à revelia e que foi um erro judiciário. Agora que representei o advogado, certamente a sentença será anulada em segunda instância - declarou.


Fonte: pleno.news

WK NEWS BRASIL

Nossa Rádio 100% Gospel! Mensagens, Músicas, Notícias e Entretenimento. Baixe o aplicativo no seu Smartphone.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato