O ex-presidente é investigado por supostamente assediar uma baleia no litoral de São Paulo
Jair Bolsonaro Foto: Zack Stencil / PL |
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será interrogado na próxima semana pela Polícia Federal (PF) sobre denúncias de abuso sexual de baleias. A informação foi dada pelo presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, em vídeo na rede social.
A PF convocou Bolsonaro para esclarecer o suposto assédio a uma baleia jubarte que ele abordou em junho de 2023 na cidade de São Sebastião, litoral norte de São Paulo.
A investigação foi iniciada com base num vídeo que mostra um homem a andar de jet ski e a aproximar-se de um grande cetáceo. O vídeo foi compartilhado pelo advogado do político, Fabio Wajngarten, que também foi convocado pela PF para esclarecer o assunto.
A lei que justifica a investigação é a Lei 7.643, de 18 de dezembro de 1987, que proíbe a caça de cetáceos nas águas jurisdicionais brasileiras e dá outras providências. O primeiro artigo do texto diz: “É proibida a pesca ou qualquer forma de assédio intencional de qualquer espécie de cetáceo nas águas jurisdicionais brasileiras”.
A pena prevista para o crime é de dois a cinco anos de prisão e multa que varia entre 50 e 100 títulos do Tesouro Nacional (OTN).
Fonte: pleno.news