Grupo político propõe orientações para reequilibrar relações entre os poderes
Senadores da oposição em coletiva de imprensa Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado |
Nesta quarta-feira (31), senadores da oposição se reuniram com o presidente da Câmara, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para apontar a violação de privilégios parlamentares praticada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O motivo dessa reunião foi a operação da Polícia Federal contra o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), que é líder da oposição na Câmara. Durante o recesso parlamentar, Jordy foi alvo de busca e apreensão de seu gabinete. A medida foi aprovada pelo ministro Alexandre de Moraes.
A reunião com Pacheco contou com a presença dos senadores Rogério Marinho (PL-RJ), Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Eduardo Girão (Novo-CE), Marcos do Val (Podemos-ES) e Tereza Cristina (PP-MS).
O grupo entregou alguns programas legislativos e aguarda agora o parecer do presidente do Senado sobre o assunto. Porém, os senadores não divulgaram o conteúdo da pauta.
Marinho disse que os projetos têm como objetivo “reequilibrar” a relação entre os Poderes, que, segundo ele, foi prejudicada por “medidas extraordinárias” do Judiciário nas notícias falsas e na investigação de 8 de janeiro.
– Todos eles, agendas no âmbito da atividade legislativa, fortalecendo o poder legislativo, primando sempre pelos princípios constitucionais de equilíbrio, independência e harmonia dos poderes da república, que, em nossa opinião, estão hoje desequilibrados na via da constituição e da legislação . foi relativizada na condução da investigação, que foi instaurada com base no inquérito das Fake News – disse o senador.
Fonte: pleno.news