O petista comparou Israel a Adolf Hitler
Lula Foto: Ricardo Stuckert / PR |
Depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparou os ataques de Israel em Gaza ao assassinato de judeus na Alemanha nazista, o governo israelense anunciou que iria advertir o embaixador brasileiro.
No X, antigo Twitter, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, considerou o discurso do petista “vergonhoso e sério” e deixou claro que “ninguém prejudicará o direito de Israel de se defender”.
– As palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves. Ninguém prejudicará o direito de Israel se defender. Ordenei ao pessoal do meu gabinete que convocasse amanhã o embaixador brasileiro para uma reprimenda - escreveu o ministro israelense.
Neste domingo (18), o presidente do Brasil declarou que as ações militares de Israel na Faixa de Gaza equivalem a genocídio.
– Você sabe, o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existe em nenhum outro momento da história. Ele realmente existia quando Hitler decidiu matar os judeus – afirmou um petista.
O comentário foi feito durante entrevista que Lula concedeu a repórteres no hotel onde está hospedado em Addis Abeba, na Etiópia, e provocou reação imediata dos aliados de Israel.
Fonte: pleno.news