Confira os passos e dicas de como tirar seu e-Título rapidamente com alguns passos e dicas elaborados pelo Olhar Digital.
Com o e-Titulo o eleitor ganha mais liberdade e comodidade. (Imagem: Gov.br) |
Após a digitalização do sistemas, alguns documentos também passaram a funcionar com aplicativos, trazendo mais funcionalidade e segurança para as pessoas. Entre esses livros estão os cartões de eleitor, que agora são digitais e de fácil acesso. Veja dicas e passos de como obter seu título de eleitor online.
Quais documentos preciso digitalizar para me registrar?
Para se cadastrar digitalmente e ter título eletrônico, o eleitor precisa digitalizar os seguintes documentos.
Uma foto do seu rosto e documento de identificação com foto;
Comprovante de residência, como conta de luz, água ou cartão de crédito;
Faça uma cópia ou tire uma foto da sua identificação. O ideal é usar sua identidade ou documento de identidade nacional. Segundo relatório do TSE, a carteira de habilitação não deve ser utilizada apenas para identificação.
Para fazer um cadastro digital
Insira seus dados no site do TSE ou TRE
Para obter o título de eleitor digital, você deve se cadastrar e enviar seus documentos no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) que acompanha seu cadastro. Este é o primeiro passo.
Agora clique na opção ‘autoajuda do eleitor’
Clique na opção ‘autoatendimento eleitor’ e depois clique na opção ‘Tire seu título eleitoral’
Anote seu protocolo a seguir
Após esse processo, o usuário receberá um número de protocolo para acompanhamento da candidatura, que será analisado pela Justiça Eleitoral.
Baixe o aplicativo e-Título
Concluído o processo, basta baixar o aplicativo e-Título, disponível tanto para iOS quanto para Android, conectar-se aos seus dados do GOV.BR e começar a usar seu título de eleitor digital normalmente.
Como acompanhar solicitação do e-Título?
Para acompanhar o aplicativo e-Título basta o usuário acessar o site do TSE ou do TRE;
Em seguida, clique em ‘autoajuda do eleitor’, isso o redirecionará para uma página com muitas opções e você deverá clicar em ‘Rastrear aplicação’;
Em seguida, selecione uma das opções para visualizar o andamento do seu cadastro, seja protocolo ou dados pessoais, e clique em ‘Entrar’ para verificar se tudo está concluído ou ainda está pendente junto ao órgão responsável sobre a análise do seu pedido.
Posso me registrar para votar pessoalmente?
O recenseamento presencial continua a ser possível, bastando o eleitor marcar uma consulta num dos postos eleitorais da sua área de residência (Sua Cidade).
Para emitir um documento, lembre-se de trazer online os originais dos documentos solicitados.
No local, os eleitores terão sua foto tirada e coleta de biometria. Depois, aguarde alguns minutos e você terá imediatamente os documentos em mãos e terá a oportunidade de utilizar o e-Título.
Os jovens podem ganhar títulos?
Os eleitores com 15 anos ou mais podem obter o título de eleitor se tiverem 16 anos antes da primeira eleição. Vale lembrar que os passos são os mesmos, e é interessante ressaltar que para os homens não é necessário enviar a certidão de alta porque, afinal, o registro só acontece quando você completa 18 anos.
Multa
Para quem não votou na última eleição sem se justificar, deverá ser dada orientação para pagamento da multa. Para fazer isso, você deve consultar o TER da sua área. Quem não participasse das sessões mais recentes da Justiça Eleitoral poderia enfrentar uma série de restrições, como a proibição de obter CPF e passaporte.
Fonte: olhardigital.com.br/