12 versículos de fé e esperança
Foto/Divulgação - Versículo
Você também pode escutar o conteúdo deste post:1) Versículos para renovar a confiança em Deus
Deus habita em todos nós e, como nos diz o primeiro mandamento, é ele quem devemos amar sobre todas as coisas. Nesse sentido, quando olhamos para o presente e o futuro, precisamos, antes de mais nada, entregar nossa vida ao Pai e ter a confiança que ele está ao nosso lado. Deus conhece nossas fragilidades, nossos medos e necessidades e nos guiará sempre pelos melhores caminhos.“Por isso, vos digo que tudo o que pedireis, orando, crede que o recebereis e tê-lo-eis.” Marcos, 11, 24
“Todavia é preciso pedir com fé, sem duvidar, porque aquele que duvida é como a onda do mar, que o vento leva de um lado para outro.” Carta de São Tiago, 1, 6É uma relação de entrega e escuta. Ao confiarmos nossa vida ao Pai, devemos nos manter atentos às suas respostas e chamados, acreditando sempre que ele é o nosso abrigo e a nossa base. É o que podemos refletir e exercitar através do Salmo 31:
“Ó Senhor Deus, em ti eu busco proteção. (….) Peço que sejas uma rocha de abrigo, uma defesa para me salvar. Tu és a minha rocha e a minha fortaleza; guia-me e orienta-me como prometeste. Não me deixes cair na armadilha que armaram para mim, pois tu és o meu refúgio; nas tuas mãos entrego a minha vida.” Salmo 31
2) Versículos para fortalecer a fé
A fé é um dom de Deus que se fortalece através de nossas orações e momentos de conexão com Cristo. Ao iniciarmos um ano, nada melhor que renovarmos nosso compromisso com a capacidade de crer em Deus e também em nossos irmãos.Dessa forma, para evoluirmos ainda mais espiritualmente, sugerimos a meditação de três versículos. O primeiro pode ser usado como um pedido constante de conversa e aperfeiçoamento com Deus.
“Eu creio, mas ajuda-me na minha falta de fé.” Marcos, 9, 29
“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se veem” Hebreus, 11, 1
Que o Deus da esperança encha vocês de completa alegria e paz na fé, para que vocês transbordem de esperança, pela força do Espírito Santo.” Romanos, 15, 13
3) Versículos de esperança e renovação
A esperança é um sentimento muito positivo em nossas vidas. Com ela, passamos a encarar as nossas trajetórias com mais sentido e perspectiva.“Esperança que tarda deixa doente o coração; desejo que se realiza é árvore de vida.” Provérbios, 13, 12
Igualmente, quando falamos em esperança, logo também nos referimos à confiança que temos em Deus. Ao crermos no Pai, passamos a encarar nossas vidas com mais calma e paz interior, respeitando o tempo dos acontecimentos.“Bendito o homem que confia em Javé, e em Javé deposita a sua segurança. Ele será como a árvore plantada à beira d’água e que solta raízes em direção ao rio. Não teme quando vem o calor, e suas folhas estão sempre verdes; no ano da seca, não se perturba, e não para de dar frutos.” Jeremias, 17, 7-8
“Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.” Hebreus, 10, 23Que o Deus da esperança encha vocês de completa alegria e paz na fé, para que vocês transbordem de esperança, pela força do Espírito Santo. Romanos, 15,13
4) Versículos sobre renovação
Por fim, se você está passando por um momento difícil da sua vida ou até mesmo buscando novos sentidos para ela, queremos deixar os últimos versículos de fé e esperança.Sugerimos que crie o hábito diário de meditá-los e busque uma profunda conexão com Deus. Certamente ao longo dos próximos dias você sentirá a calma transbordando em seu coração.
“Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.” Primeira Carta aos Coríntios, 4, 16-17
Para finalizar nosso momento de reflexão com os versículos de fé e esperança, queremos deixar um trecho inspirador que pode nos guiar ao longo deste ano.“Sejam alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração.” , Romanos, 12, 12
Reflexão do Dia.
Quantas vezes erramos em um dia ? Reflita sobre isso!
Foto/Divulgação-Reflexão do Dia
Cabe mencionar se D'us fosse olhar as vezes que nós erramos, ninguém ficaria apto servir na presença a ELE, SÓ adora quem sente e está vivo, e se não te perdoasse jamais poderíamos adora, seguir, servir e está na presença DELE.Importante frisar que o ETERNO sabe o que um pecador sente, apesar que ELE nunca pecou, mas sentiu estando na terra no corpo, chamado JESUS CRISTO, o EMANUEL.
Além disso se trata o nosso corpo de duas naturezas do Céu e terra nada é fácil todos os dias preciso vigiar e suplicar para estamos firmes na natureza espiritual que vem a vida.
Portanto Cada vez que escorregar levante, ELE não tem prazer naquele que ficar prostrados pelo caminho, Reconheça seu perdão e AMOR. ELE tem prazer em ver todos os seus filhos de PÉ... E uma decisão depende de nós ser ou não ser ? A escolha é sua de recomeçar ou desistir e o ETERNO não ter prazer nos que retrocedem.
- Adan Costa -
Lidando com os problemas da igreja
Qualquer pessoa que já foi ou é membro de uma igreja há algum tempo, já viu que existem muitos problemas lá dentro. Infelizmente, muitas pessoas que a frequentam estão longe de ser aquilo que deveriam ser. Muitos irmãos fazem fofocas, outros vivem em busca da glória dos homens e não de Deus, e o pior de tudo: há pessoas dentro da igreja que fazem coisas piores do que aquelas que não conhecem a Palavra de Deus.
Contudo, congregar em uma igreja cheia de problemas não é um "privilégio" somente dos nossos tempos. O profeta Jeremias disse várias vezes que os israelitas (povo eleito por Deus) se comportavam pior do que os ímpios. "Alguma nação já trocou os seus deuses? E eles nem sequer são deuses! Mas o meu povo trocou a sua Glória por deuses inúteis. Espantem-se diante disso, ó céus! Fiquem horrorizados e abismados, diz o Senhor" (Jeremias 2:11,12).
Por mais que tentamos não desanimar, é muito difícil evitar que as atitudes das pessoas nos desmotive, e até mesmo nos faça querer abandonar a igreja. Mas não podemos desistir! Veja o exemplo da igreja de Corinto, que era uma das igrejas mais problemáticas relatadas na Bíblia:
Corinto era uma igreja dividida. Enquanto uns se diziam seguidores de Paulo, outros de Pedro, de Apolo, e outros mais "espirituais", se diziam de Jesus Cristo (1 Co 1:11-13). Nessa igreja, o orgulho também estava muito presente: aqueles que tinham o dom de línguas se consideravam superiores aos outros (1 Co 12). E se não bastasse, os membros sabiam que lá dentro havia um homem que estava se relacionando com a própria madrasta e deram as costas para o problema, sem sequer entristecerem com a situação (1 Co 5:1-2). Até mesmo em relação à Ceia, em que celebravam a morte e ressurreição de Jesus, aqueles membros causavam problemas. Enquanto uns comiam demais, outros se embebedavam com o vinho servido (1 Co 11:21).
Você percebeu como essa igreja problemática se parece com grande parte das igrejas atuais? Entretanto, para os cristãos daquela época e os de hoje, a ordem de Deus dada a Paulo continua a mesma: "Procurem aperfeiçoar-se, exortem-se mutuamente, tenham um só pensamento, vivam em paz. E o Deus de amor e paz estará com vocês" (2 Coríntios 13:11).
Apesar de todas situações ruins, Paulo escreveu essas palavras de encorajamento e os advertiu em amor, pois sabia que muitas daquelas pessoas faziam parte da noiva de Cristo (Apocalipse 21:2-3). Com isso, recebemos uma importante lição sobre os irmãos da nossa igreja: por mais que existam problemas, eles não devem ser motivo para virarmos as costas e irmos embora; pelo contrário, devemos orar e jejuar por eles.
Eu costumo dizer que a Igreja é como se fosse o jardim de Deus. Nós sabemos que um jardim possui muitas flores bonitas, mas também existem os espinhos que ferem, machucam. Porém, nem por isso o jardim perde a sua beleza e deixa de ser jardim. Então, para que servem os espinhos? Somente para nos mostrar onde podemos ou não colocar as mãos. Por isso, quando alguém tentar te ferir, lembre-se disso: "Eu preciso aprender com minhas feridas e me fortalecer em Deus. Devo olhar somente para o lado bom das coisas e agradar somente o Dono do jardim".
Muitas pessoas dizem que servem a Igreja de Cristo, mas não frequentam nenhuma igreja por causa dos defeitos dos outros. Isso quer dizer que ninguém pode depender delas. Todo cristão que nasceu de novo está unido com os outros irmãos no corpo de Cristo, e se lermos o Novo Testamento, veremos que a ênfase dele é a unidade. Por exemplo: Gálatas 6:2 diz que devemos carregar os fardos pesados uns dos outros. Mas como poderemos fazer isso se não criarmos vínculo com outros cristãos? Aprenda a lidar com as diferenças e lembre-se dessas advertências:
"Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só, há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos" (Efésios 4:3-6).
"Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia" (Hebreus 10:25).
"Uma igreja é um hospital para pecadores, não um museu para santos” (Abigail V. Ruben).
por: Antonio Júnior
A verdadeira razão porque você não se encaixa no mundo - (É muito forte)
ASSISTA NO YOUTUBE ► A verdadeira razão porque você não se encaixa no mundo
Você se sente deslocado do resto do mundo, por não se enturmar ou fazer parte de um grupo que não seja da sua igreja? É difícil para você se aproximar e manter amizades no seu trabalho ou na faculdade, por exemplo?Na vida do cristão, isso é mais comum do que se imagina. O problema é que Satanás vive tentando nos enganar, nos dizendo que nunca seremos nada se não formos aceitos pelas pessoas. E a maioria dos adolescentes e adultos acreditam nisso e acabam fazendo qualquer coisa, até mesmo se afastar de Deus, para não se sentirem deslocados do mundo. E você sabe porque isso acontece? É exatamente sobre esse assunto que eu vou tratar nesta mensagem.
Para entendermos os motivos pelos quais nós não devemos buscar a aceitação do mundo, eu vou usar como exemplo a história de um homem chamado Gideão, um juiz de Israel que liderou a libertação de seu povo da opressão dos midianitas. A história de Gideão é muito lembrada pelo episódio em que ele derrotou um enorme exército com apenas 300 homens ao seu lado.
Gideão era filho de Joás e pertencia à tribo de Manassés (Juízes 6:11,15). Ele viveu em um período em que o povo de Israel havia se voltado à idolatria, praticando a adoração ao deus pagão Baal.
Os israelitas não se preocupavam com as coisas do Senhor, por isso acabaram sendo dominados pelo rei de Midiã e seu poderoso exército. Constantemente eram saqueados pelos midianitas, que lhes tomavam o gado e todos os alimentos que eles colhiam em suas lavouras.
Por causa disso, os judeus foram ficando cada vez mais miseráveis e passaram a viver escondidos nas montanhas e em cavernas. Sem esperança de dias melhores, eles se voltaram para o Senhor e começaram a clamar pela sua libertação. Foi nesse momento que o Anjo do Senhor apareceu a um homem chamado Gideão enquanto ele estava malhando trigo no campo. Ele tinha cerca de 30 anos naquela época (Juízes 8:20).
O Anjo do Senhor deu a Gideão a missão de liderar o exército de Israel contra os midianitas, mas ele não se achava capaz para aquela tarefa. Veja o que aconteceu:
“O anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: ‘O Senhor está com você, poderoso guerreiro’. ‘Ah, Senhor’, Gideão respondeu, ‘se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso? Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam quando dizem: ‘Não foi o Senhor que nos tirou do Egito?’ Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos de Midiã’. O Senhor voltou para ele e disse: ‘Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando?’ ‘Ah, Senhor’, respondeu Gideão, ‘como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família’. ‘Eu estarei com você’, respondeu o Senhor, ‘e você derrotará todos os midianitas como se fossem um só homem". (Juízes 6:12-16)
A primeira ordem de Deus foi para que Gideão destruísse o altar de Baal que pertencia a seu pai. Ele também deveria derrubar o poste-ídolo de Aserá e construir um altar ao Senhor. Gideão fez tudo isso de noite, pois tinha medo de sua família e dos habitantes da cidade.
Pela manhã os homens da cidade viram que o altar de Baal estava destruído. Eles concluíram que Gideão era o responsável, e por isto deveria morrer. Ele foi julgado pelos seus próprios parentes e amigos. E eu não tenho dúvidas de que Gideão se sentiu excluído, deixado de lado. E ele só não foi morto porque, seu pai, se levantou diante daqueles homens e disse que se Baal fosse realmente um deus, ele teria se defendido quando seu altar foi destruído.
Depois, Deus ordenou que Gideão formasse um exército para derrotar os midianitas e ele convocou 32 mil homens. Porém, antes da batalha, Deus disse a Gideão que o exército de Israel estava muito grande e isso poderia gerar orgulho entre o povo. Então o Senhor lhe ordenou que mandasse os covardes embora, reduzindo o exército para 10 mil homens. Depois os descuidados também foram dispensados, restando apenas 300 homens. Esses 300 homens deveriam lutar contra 135 mil midianitas, mas o Senhor estava com Gideão e seus 300 homens!
Então, Gideão separou seu exército em três grupos e liderou um ataque noturno que deixou os midianitas confusos e apavorados. Vamos ver como aconteceu esse grande milagre de Deus na vida do povo de Israel:
“Gideão e os cem homens que o acompanhavam chegaram aos postos avançados do acampamento pouco depois da meia noite, assim que foram trocadas as sentinelas. Tocaram as suas trombetas e quebraram os jarros que tinham nas mãos; as três companhias tocaram as trombetas e despedaçaram os jarros. Empunhando as tochas com a mão esquerda e as trombetas com a direita, gritaram: ‘À espada, pelo Senhor e por Gideão!’ Cada homem mantinha a sua posição em torno do acampamento, e todos os midianitas fugiam correndo e gritando. Quando as trezentas trombetas soaram, o Senhor fez que em todo o acampamento os homens se voltassem uns contra os outros com as suas espadas e muitos fugiram.” (Juízes 7:19-22)
Com o exército inimigo desestabilizado e em fuga, Gideão o perseguiu e matou seus líderes e a paz reinou entre o povo de Deus. Ele é mencionado na galeria dos heróis da fé, como alguém que pela fé venceu reinos (Hebreus 11:32,33). Ele é reconhecido como o mais importante dos juízes de Israel, o único deles que recebeu pessoalmente a visita do Anjo do Senhor que, na verdade, era o próprio Jesus. Gideão liderou Israel por 40 anos, e durante todo o restante de sua vida houve paz.
E você pode estar se perguntando: “Mas, pastor, o que Gideão tem a ver com o fato de eu não me encaixar em grupo nenhum e me sentir excluído de todo mundo?”. Tem tudo a ver, meus irmãos. Gideão era excluído por todos, até mesmo pelos seus familiares. Foi por isso que ele disse que se sentia o menor entre todos eles. Ele se sentia sozinho, abandonado.
Mas a verdade é que Gideão não se encaixava em nenhum grupo porque ele era diferente dos outros, era separado por Deus. Ou seja, ele não conseguia se misturar com as pessoas do mundo porque ele não era deste mundo! E o mesmo acontece comigo e com você!
Gideão é um exemplo de como Deus tem um olhar diferente do das pessoas e pode, inclusive, escolher alguém considerado fraco e sem importância para realizar uma grande obra. Isso significa que você não precisa e nem deve se preocupar com o que as pessoas pensam a seu respeito. O que importa é o que Deus vê em você. É por isso que Ele disse:
“Sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro”. (Jeremias 29:11)
Veja agora o exemplo de Jesus: Ele também não se encaixou nos moldes do mundo, porque somente dessa maneira Ele conseguiria cumprir a Sua missão, que era dar a vida para que pudéssemos ser livres da escravidão do pecado e recebêssemos a salvação. Em João 15, Ele disse:
"Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes odiou a mim. Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia. Lembrem-se das palavras que eu lhes disse: nenhum escravo é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também perseguirão vocês. Se obedeceram à minha palavra, também obedecerão à de vocês. Tratarão assim vocês por causa do meu nome, pois não conhecem aquele que me enviou.” (João 15:18-21)
Queridos, o motivo pelo qual você não se encaixa nesse mundo é porque Deus não quer que você se encaixe; Ele está tentando te separar dessas pessoas porque sabe que só assim você poderá cumprir o seu chamado. E para te mostrar porque devemos ser diferentes das pessoas do mundo, vou te contar um pouco da história de Jesus e da filha de Jairo.
Em Marcos 5 conta que Jesus estava chegando na cidade de Cafarnaum. Quando chegou na cidade, pessoas se juntaram à sua volta. Então Jairo se aproximou de Jesus e pediu que Ele curasse sua filha (Marcos 5:22-23). Jairo era o chefe de sinagoga, ou seja, um homem importante entre as autoridades religiosas daquele povo.
Jesus, então foi até a casa de Jairo, com a multidão o cercando por todos os lados (Marcos 5:24). E no meio do caminho, uma mulher que sofria com uma hemorragia há vários anos recebeu o seu milagre depois de tocar no manto do Senhor (Marcos 5:25;28,29). Aquela mulher foi curada, mas acabou interferindo no percurso de Jesus até a casa de Jairo e, durante esse atraso, a filha dele acabou morrendo. Então, algumas pessoas foram até Jairo para dar essa notícia tão triste. Veja o que eles disseram:
“Sua filha morreu. Não incomode mais o Mestre’. Ouvindo isso, Jesus disse a Jairo: ‘Não tenha medo; tão-somente creia, e ela será curada". (Lucas 8:50)
Então, eles seguiram até a casa daquele homem. E aí nós chegamos ao ponto que nos interessa. No versículo seguinte diz que quando Jesus chegou à casa de Jairo, Ele não deixou ninguém entrar com Ele, a não ser Pedro, João, Tiago e os pais da criança - e olha que tinha muita gente naquele lugar! Veja o que aconteceu em seguida:
“Enquanto isso, todo o povo estava se lamentando e chorando por ela. ‘Não chorem’, disse Jesus. ‘Ela não está morta, mas dorme’. Todos começaram a rir dele, pois sabiam que ela estava morta. Mas ele a tomou pela mão e disse: ‘Menina, levante-se!’ O espírito dela voltou, e ela se levantou imediatamente. Então Jesus lhes ordenou que lhe dessem de comer. Os pais dela ficaram maravilhados, mas ele lhes ordenou que não contassem a ninguém o que tinha acontecido.” (Lucas 8:51-55)
Jesus não permitiu que aquelas pessoas entrassem na casa de Jairo porque sabia que elas não tinham a mesma fé em Deus que Ele. O povo só se aglomerou ali porque estava curioso para ver o que Jesus iria fazer, e não porque acreditavam que um milagre aconteceria. Além disso, toda aquela multidão ali era formada por judeus e eles condenariam Jesus ao verem que Ele havia tocado em um cadáver. Isso porque a Lei de Moisés proibia as pessoas de tocarem em qualquer corpo morto.
Resumindo: Jesus era diferente daquela gente, Ele não se encaixava naquele grupo, mesmo nascendo na mesma terra e crescendo debaixo da mesma lei que ele. Então, não havia motivos para todos estarem ao Seu lado quando aquela menina fosse curada. Só presenciaria aquele milagre quem realmente acreditava no poder Dele. E o mesmo pode acontecer na sua vida. Deus pode estar querendo fazer coisas através de você, mas Ele está esperando você se desconectar das coisas do mundo para poder agir. Amém?
Mas o Senhor não vai te obrigar a nada! Deus é tão bom que Ele não nos impõe nenhuma condição; Ele apenas se coloca à nossa disposição para que nós O escolhamos como Senhor e Salvador de nossas vidas. E diante disso tudo, nos resta duas escolhas: ou nós nos encaixamos na vontade de Deus e seguimos os Seus planos, ou tentamos nos encaixar às coisas do mundo e às pessoas do mundo. Fazer as duas coisas é impossível, pois como Cristo disse em Mateus 6, é impossível servir a dois senhores.
Isso significa que você não deve ter contato com pessoas que não sejam cristãs? Nada disso! A Bíblia diz que nós devemos ser o sal da terra e a luz do mundo. Ou seja, nós temos que usar a nossa vida e o nosso testemunho para levar o evangelho de Cristo a quem está perdido e precisa ser salvo. Porém, isso não nos dá o direito de ser como eles; de agir e de se comportar com eles. Entendeu a diferença?
Então, meus irmãos, se você se sente excluído, rejeitado e menosprezado por alguns grupos de pessoas, não fique triste, porque Deus quer que você se mantenha firme no propósito e na verdade Dele, para que seja usado e abençoe essas pessoas através da sua vida. Um contato mais próximo, mais íntimo, poderia te tirar do caminho do Senhor e te afastar do plano que Ele tem para você.
E mais: Deus sempre vai colocar as pessoas certas no seu caminho. Pessoas que vão orar por você, que vão te aconselhar, te ajudar quando você precisar. E Ele também vai colocar gente no seu caminho que será abençoada e terá a vida transformada através da sua vida. Então, fique em paz, porque você só será excluído ou deixado de lado dos lugares que você não precisa ficar. Que Deus te abençoe!